COLABORE

55 pessoas de comunidades da Diocese de Macapá recebem formação em EPS da Cáritas Norte II

Projetos

Empreendimentos populares informais das Paróquias do Município de Macapá participam de formação sobre Economia Popular Solidária da Cáritas

Publicação: 13/02/2023



A Cáritas Brasileira Regional Norte II e a Cáritas Diocesana de Macapá realizaram, no dia 6 de fevereiro, formação e reunião com 55 pessoas das paróquias Nossa Senhora de Nazaré e Santa Terezinha, no Amapá, para estimular a Economia Popular Solidária (EPS). A atividade faz parte das ações do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina, mantido através de parceria com a Cáritas Alemanha e Ministério de Cooperação Econômica da Alemanha.

 

A atividade contou com a participação de empreendimentos econômicos populares solidários, informais das Paróquias do Município de Macapá. Eles são geridos por homens, mulheres, jovens e idosos que trabalham com corte e costura e com a  produção de crochê, de doces e salgados.

 

A comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus tem a intenção de construir uma horta orgânica e solidária, voltada para o auto consumo das famílias e comercialização do excedente como forma de geração de renda.

 

Durante a formação, assessores e articuladores das Cáritas nos territórios do Amapá e Pará, além de voluntários da Caritas e da Diocese de Macapá discutiram com as pessoas da comunidade os princípios da economia popular solidária: autogestão, democracia, cooperação, o ser humano como centro, emancipação, valorização do saber local e da aprendizagem e cuidado com o meio ambiente.

 

Um desses princípios, a autogestão retira o trabalhador da condição de subordinado a um patrão e a um sistema voltado para o acúmulo financeiro. Na EPS, o trabalhador é quem toma as decisões e de forma coletiva, processo que os participantes puderam experimentar ao decidir, em grupo, qual o produto o coletivo iria produzir para gerar renda e trabalho na comunidade (paroquia).

 

Os assessores também demonstraram o ciclo da EPS formado pelas práticas do planejar, desenvolver, checar e agir (PDCA). Os participantes indicaram as ações que consideraram fazer parte do ciclo produtivo que escolheram trabalhar, como exercício prático.

 

O assessor regional, Edson Matos, ressalta que o conceito de Economia Popular Solidária remete à “reciprocidade ou consonância de ideias com os princípios da solidariedade, do trabalho coletivo, das obrigações com o grupo de trabalho ou comunidade”.

 

Edson observa que a EPS é uma área de atuação da Caritas Brasil brasileira, sendo considerada estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário. E que o trabalho atende a missão da entidade de “testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida, voltada para construção solidário da sociedade do bem viver”.


Fotos: Diocese Macapá


Tag