Ciclismo do Bem Viver anima jovens da Diocese de Óbidos na defesa das crianças e adolescentes

Projetos

Passeio realizado pela Associação Beneficente Emaús e Cáritas Diocesana de Óbidos estimula os jovens a protagonizarem o combate à violência.

Publicação: 08/11/2022

A Associação Beneficente Emaús, através da Cáritas Diocesana de Óbidos, realizou o “Ciclismo do bem viver: trilhando caminhos para o protagonismo juvenil”, no dia 6 de novembro. A atividade reuniu jovens e familiares das comunidades São Francisco, São Lázaro e Santo Antônio.

A programação começou com missa, na Igreja Matriz de São Francisco e Santa Clara, seguida de pedalada monitorada profissionais do ciclismo e carro de apoio. O percurso foi encerrado em uma chácara, na comunidade Campina.

O passeio foi pensado como forma dos jovens vivenciarem uma terapia do bem viver, em que o corpo, a mente e o espírito ficam em sintonia com a Mãe Natureza e com a diversidade que nela existe. A expectativa é que a experiência fortaleça os jovens em suas jornadas, com esperançar e resistência.

Após esse contato, foi realizado o café partilhado e a ciranda do bem viver, em que os jovens falaram sobre a experiência. Foram compartilhados sentimentos de fé, partilha, companheirismo, força, coragem, amor, ajuda ao outro, superação de limites, alegria, paz, liberdade, amor a vida, segurança, Deus, persistência e interligação com a Natureza.

Em seguida, todos participaram da mística de conexão com a natureza, tendo por base o canto “tudo está interligado”. Foi um momento para o silêncio e a escuta da natureza e suas magias, do canto dos pássaros, do barulho do vento, do balanço das folhas e do cheiro das ervas, onde cada um foi convidado contemplar a beleza da obra da criação e renovar a missão cuidadosa e amorosa de guardiões da Casa Comum.

Para encerrar, houve a ciranda de saberes com o tema “Marcas e traumas deixados pela violência Sexual”. Durante essa atividade, foi realizada a escuta e a motivação para a superação do medo, assim como para o protagonismo da juventude no combate ao abuso cometido contra crianças e adolescentes.

Na Diocese de Óbidos, a luta pela vida e em defesa dos Direito Humanos que assegurem uma infância plena e livre de qualquer tipo de violência faz parte das ações do Projeto IÇÁ Ação e Proteção.

O projeto Içá faz parte do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), realizado pela Cáritas Brasileira para combater o abuso sexual, o tráfico e a exploração de crianças e adolescentes. O trabalho se dá à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem se intensificado na cobrança pelo fortalecimento da rede de proteção.

Fonte: com informações da Caritas Diocesana de Óbidos.