Cristo Redentor ilumina a noite do Rio de Janeiro com homenagens às vítimas da COVID-19

Institucional

CNBB e Cáritas Brasileira realizaram a celebração “Para Cada Vida” que contou com o apoio do projeto Verificado, iniciativa da ONU

Publicação: 02/07/2020

O Brasil atingiu a marca de mais de 60 mil vítimas da COVID-19 e, no mundo, mais de 500 mil pessoas perderam a vida. Neste contexto, na noite de ontem (1), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do Verificado - iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação -, promoveram uma missa em tributo às vítimas da COVID-19 com o tema “Para Cada Vida” e uma projeção especial no Cristo Redentor com imagens impactantes, incluindo  nomes de algumas das vítimas da pandemia. A celebração trouxe mensagens de solidariedade às famílias fortemente afetadas pelas perdas nesta pandemia; de gratidão aos trabalhadores e voluntários anônimos, assim como aos profissionais da saúde que estão atuando diante de um desafio mundial, e de esperança a todos os brasileiros.

Realizado em uma das sete maravilhas do mundo, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro –, e também na Paróquia São José da Lagoa, a celebração foi transmitida ao vivo no YouTube e Facebook do CNBB, Facebook da Cáritas Brasileira e no canal oficial do Youtube da cantora Alcione. Juntos, os canais digitais atingiram cerca de 87.000 expectadores.

Alcione presta homenagem às vítimas da Covid-19 em Show durante evento "Para cada Vida". Foto: Carlos Moioli - ArqRio

A celebração, com apresentação da atriz Cris Vianna, teve a honra de contar com uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco. “Com saudades do Brasil, concedo-lhes a benção apostólica pedindo a Nossa Senhora Aparecida que interceda por todos nós”, disse o Papa.

A cerimônia religiosa foi presidida pelo Cardeal brasileiro Dom Orani João Tempesta, que também deixou uma mensagem de apoio: “É um evento em que nós não só lembramos daqueles que partiram, mas que também vemos os que ficaram. Coragem, vamos avante”.

Arcebispo do Rio de janeiro e Cardeal brasileiro, Dom Orani João Tempesta preside a missa em homenagem ás vítimas da Covid-19. Foto: Carlos Moioli - ArqRio

O Padre Patriky Samuel Batista, Secretário Executivo de campanhas da CNBB, reforçou a importância da iniciativa: “Para Cada Vida é muito mais do que um evento, é uma oportunidade singular para interrompermos nossa rotina, que foi alterada pela COVID-19, a fim de que juntos possamos pensar, refletir, rezar e renovar o nosso compromisso de cuidar da vida de cada pessoa. Nos reunimos no amor de Cristo, celebrando a fé naquele que, de braços abertos, acolhe nossos medos e incertezas. A pandemia vai passar”.

No encerramento, a cantora Alcione, que contribuiu com sua música para promover um momento de esperança, essencial em meio ao sentimento de fragilidade do cenário atual, afirmou: “Saí da quarentena por uma boa causa. Temos que juntar forças neste momento pelo qual o mundo vem passando. Juntos somos mais fortes”.

Com a celebração, a CNBB, a Cáritas Brasileira e o Verificado visaram proporcionar uma homenagem para cada vida, além de humanizar este momento crítico pelo qual o mundo está passando, dando luz às vidas perdidas, que tendem a ser apenas estatísticas devido ao alto número de óbitos diários.

“Para Cada Vida” contou com o apoio do projeto Verificado, uma iniciativa global da Nações Unidas, que busca inundar os canais de comunicação com informações verificadas e transmitidas pela ONU envolvendo os temas de ciência, solidariedade e soluções, combatendo assim, a infodemia de desinformações em meio a esta pandemia que assola o mundo. O projeto contou também com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e com o apoio de articulação do NEXUS, movimento global que facilita espaços de encontro entre as novas gerações de filantropos, empreendedores sociais e investidores de impacto.

Sobre a Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 187 entidades-membro e 12 regionais. Sua diretriz geral de ação é a construção solidária, sustentável e territorial de um projeto popular, pautado no fortalecimento da democracia e da justiça social. Acesse: www.caritas.org.br

Sobre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma instituição permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que exercem conjuntamente funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar. Acesse: www.cnbb.org.br