COLABORE

Formação articula criação de mais uma Cáritas Paroquial em Macapá (AP) para atuação transformadora.

Institucional

Articulação para Cáritas Paroquial reuniu assessores da Cáritas Brasileira Regional Norte II, articuladores e voluntários locais de Macapá.

Publicação: 25/04/2023


Foto cedida

Assessores da Cáritas Brasileira Regional Norte II participaram de formação em Macapá para articular a criação de mais uma Cáritas Paroquial naquele Estado. Foi um momento importante para apresentar as ações da organização que tem como missão a pastoralidade transformadora e atenta às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A formação foi realizada no dia 23 de abril, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, e teve como tema "A Cáritas na Igreja e Articulação para Criação de uma Cáritas Paroquial". A organização foi da Cáritas Diocesana de Macapá.

A atividade contou com a presença do diretor-presidente da Cáritas Diocesana de Macapá, Diácono Mário Monteiro, da coordenadora de formação, Ana Paula Ferreira, de agentes pastorais e voluntários que atuam nas comunidades da paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Durante a formação, foram apresentadas a missão da Cáritas, seus eixos estruturantes e áreas de atuação. Foi explicada, também, a articulação necessária para a criação da Cáritas Paroquial e Comunitária.

Atualmente, áreas de atuação priorizadas para o biênio 2022/2023 são a de Economia Popular Solidária; Convivência com os Biomas, com ênfase em gestão de riscos e meio ambiente; Programa Infância, adolescência e juventude; Povos e Comunidades tradicionais; Formação com ênfase no voluntariado; Migração e Refúgio; Mulheres e equidade de gênero.

Além dessas, são desenvolvidas em determinadas regiões e territórios, as ações nas áreas de Mudanças Climáticas; Mundo Urbano; Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em catadores/as; Segurança Alimentar e nutricional.

Foto cedida

Tag