COLABORE

Oficina de Comunicação Popular estimula narrativas comunitárias em Cametá (PA)

Projetos

Atividade realizada através do Programa Global voltada aos territórios quilombolas teve introdução à produção de texto, foto e designe.

Publicação: 08/05/2023


Moradores dos territórios quilombolas São José do Icatu e Terra da Liberdade, localizadas em Cametá (PA), além de comunicadores de paróquias da Diocese cametaense, participaram, de 21 a 23 de abril, da Oficina de Comunicação Popular e Digital realizada pela Cáritas Brasileira Regional Norte II através do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina. Foi um momento importante de partilha sobre produção textual, fotografia feita com celular e uso de plataforma livre para elaboração de designe.

Na primeira parte da atividade, foram trabalhados conceitos de comunicação popular e comunitária, em contraponto à comunicação de massa. A introdução serviu de base para a partilha de experiências sobre como as comunidades se veem nos noticiários e como podem se tornar protagonistas de suas narrativas.

Em outro momento, os participantes receberam informações sobre elementos básicos para a construção de uma notícia. Como estímulo ao exercício prático, eles ouviram a história de Adriele Sousa, uma das participantes, que fez um relato emocionante sobre o seu despertar para a identidade quilombola.

Adriele faz parte de um coletivo de mulheres quilombolas, no território Icatu, em que ela, a mãe e outras trabalhadoras vendem poupa de frutas colhidas na comunidade. Nos últimos anos, também se tornou “trancista”, referência profissional na estética negra a partir do trançado que faz nos cabelos crespos.

Durante a oficina, a história de Adriele foi transformada em um podcast sobre histórias de mulheres fortes; em um boletim sobre personagens da comunidade e outro sobre notícias da comunidade que informou sobre a oficina como evento da Diocese.

Fotografia – em outro momento, os participantes treinaram o olhar e a técnica em fotografia usando, principalmente, o celular para registrar a vida nos espaços públicos de Cametá. Trabalhadores do mercado, o açaí e as mais variadas frutas locais, feirantes da Feira do Agricultor Familiar, prédios, ruas e paisagens. Tudo virou foto durante o exercício prático nas ruas do município.

.............................

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Norte 2 e Nordeste 3), Cáritas Honduras e Colômbia, com o apoio da Cáritas Alemanha e do Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento.

Em todos os países, as comunidades tradicionais são fortalecidas em suas práticas de convivência com o bioma que colaboram para o equilíbrio do clima global. E também na organização coletiva para que incidam nas políticas públicas voltadas aos seus territórios.

#caritas #povostradicionais #territóriosquilombolas #Amazônia #Pará #comunicaçãopopular

sandra rocha

sandra rocha

sandra rocha

sandra rocha

Tag