COLABORE

Regional Norte 2 recebe coordenador da Cáritas Alemanha para América Latina

Áreas de Atuação

Coordenador da Cáritas Alemanha e assessora nacional da Cáritas Brasileira reúnem com equipe de programas financiados no Pará e Amapá.

Publicação: 24/08/2022



O coordenador do Departamento para América Latina e Caribe da Cáritas Alemanha, Cláudio Moser, conversou com a equipe da Cáritas Brasileira Regional Norte 2 durante visita a Belém para cumprir agenda de acompanhamento dos projetos financiados. Ele veio acompanhado da assessora nacional da Cáritas Brasileira, Mariana Estevo.

Atualmente, a Regional Norte 2 tem dois projetos financiados pela Cáritas Alemanha. Um deles é o “Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina”, que atende o Brasil (regiões Norte e Nordeste), a Colômbia e Honduras. O outro é o “Içá Ação e Proteção”, que abrange Pará e Amapá, no Brasil.

Segundo Moser, cerca de 70% das ações financiadas pela Cáritas Alemanha são voltadas a situações emergenciais. Os demais 30% são para projetos com foco em questões sociais estruturais.

“Não podemos pensar a emergência separada da estrutura social. A força do povo é mais importante. Queremos que consigam se organizar para enfrentar os problemas”, ressaltou.


Ele observou que “a pobreza não é coisa que cai do céu” e sim fruto de uma estrutura mantida por muito tempo. Quando se fala em desequilíbrio climático e questões ecológicas, continuou, são os pobres os primeiros atingidos por falta de água.

A secretária regional da Cáritas Brasileira Regional Norte 2, Ivanilde Silva, agradeceu o apoio financeiro. Ela destacou que a conjuntura política e social tem sido analisada para entender o contexto das ações realizadas no Pará e Amapá. “O cenário da Amazônia é desafiador”, comentou.

“A Cáritas Norte 2 existe há trinta e dois anos. O desafio de continuar o trabalho continua”, completou a assessora da Regional Norte 2, Keila Giffoni, ao observar que as ações realizadas com a ajuda de muitos voluntários combatem a fome e defendem as comunidades afetadas por grandes empreendimentos e até políticas governamentais equivocadas.

MAGRE - A assessora da Cáritas Nacional informou que está sendo feito um mapeamento das atividades desenvolvidas em parceria com a Cáritas Alemanha dentro da área de atuação Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE). A intenção é fortalecer o trabalho realizado.


Tag