Território Quilombola Lago do Maracá recebe oficina de Identidade Quilombola e Convenção 169.

Projetos

Atividade realizada pela Cáritas Brasileira Regional Norte II contribui para o fortalecimento da comunidade localizada em Mazagão (AP).

Publicação: 25/04/2023

Foto cedida

Cerca de quarenta moradores do Território Quilombola Igarapé do Lago do Maracá, em Mazagão (AP), participaram da Oficina de Identidade Quilombola e Convenção 169, realizada pela Cáritas Brasileira Regional Norte II, nos dias 20 e 21 de abril. A atividade faz parte das ações do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina.

No primeiro momento, houve partilha de conhecimentos sobre o direito e a identidade quilombola. Os assessores da Cáritas apresentaram as legislações especiais que estabelecem o regramento para educação, saúde e terra, por exemplo. Também escutaram os participantes sobre o que entendem como identidade quilombola e trabalharam os conceitos presentes na literatura acadêmica e nas leis.

Os participantes apresentaram a roda de samba tradicional do território, um dos elementos culturais que os caracterizam como quilombolas. A atividade acontece há mais de 150 anos junto com a Festividade da Imaculada Conceição. Todos os instrumentos são construídos na própria comunidade, usando materiais como embaúba, milho e couro.

No segundo momento, foram compartilhadas informações sobre a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Convenção é um pacto internacional, do qual o Brasil é signatário, que estabelece a obrigação dos governos reconhecerem e protegerem os povos indígenas e tradicionais.

Dentre as obrigações previstas na Convenção está o Protocolo de Consulta Livre, Prévia e Informada, uma conquista dos povos tradicionais que passaram a ter o direito à escuta antes da instalação de qualquer projeto ou obra pública e privada em seus territórios. Na oficina, foram apresentados os conceitos e os passos para cumprimento desse direito.

Foto cedida

Assembleia – No dia 22, os assessores da Cáritas Norte II participaram da assembleia da Associação Quilombola dos Remanescentes das Comunidades do Igarapé do Lago do Maracá (AQRCILM). A reunião marcou o aniversário de criação da entidade e discutiu as demandas do território.

Os moradores expuseram a necessidade de investimento público em infraestrutura para garantir serviços como o fornecimento de energia. Na ocasião, representantes da Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social do Amapá apresentaram o projeto “Acolher Amapá” para erradicação da pobreza e da fome no Estado.

..................................

O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Norte 2 e Nordeste 3), Cáritas Honduras e Colômbia, com o apoio da Cáritas Alemanha e do Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento.

Em todos os países, as comunidades tradicionais são fortalecidas em suas práticas de convivência com o bioma que colaboram para o equilíbrio do clima global. E também na organização coletiva para que incidam nas políticas públicas voltadas aos seus territórios.

#territóriosquilombolas