COLABORE

Cáritas Brasileira Norte II participa de intercâmbio com a Cáritas França sobre acesso à alimentação

Áreas de Atuação

Agentes da Cáritas Brasileira Norte II participam de intercâmbio, na França, sobre alimentação, produção e comercialização solidária.

Publicação: 16/10/2023


foto cedida Cáritas França

Representantes da Cáritas Brasileira Regional Norte II cumpriram agenda de intercâmbio, na França, sobre alimentação, produção e comercialização solidária. Foi um momento ímpar de compartilhamento da experiência da Feira da Agricultura Familiar de Bragança (PA) e participação no Encontro sobre Acesso à Alimentação com Dignidade.

O intercâmbio foi realizado de 06 a 13 de outubro. Nesse período, as representantes da Cáritas Brasileira, Keila Marães Giffoni (assessora regional e membro da Coordenação Colegiada do Norte II) e Graça Ramos (voluntária da Cáritas na Diocese de Bragança) participaram de visitas e reuniões com equipes locais e delegações regionais da Cáritas França.

No dia 6, visitaram a sede nacional da Cáritas França em Paris e se encontraram com a delegação da Repam Colômbia. Nos dias 07 e 08, se reuniram com a equipe de Vauvert, ocasião em que conheceram experiências como a Horta urbana desenvolvida por mulheres _em sua maioria migrantes_ e o Forno Solidário.

Nos dias 09 e 10, se reuniram com a delegação regional de Montpellier e conheceram a experiência da mercearia e das cestas solidárias. De 10 a 13, participaram do Encontro sobre acesso à alimentação, em Montagnac, Sul da França, evento que reúne mais de 140 pessoas, entre agentes contratados, voluntários, beneficiários e parceiros da Cáritas França.

Feira de Bragança – Keila e Graça compartilharam experiências sobre as ações realizadas no Brasil, especialmente na Região Amazônica, onde a Cáritas França apoiou o projeto Nhandereko há. Uma das ações concretas apresentadas foi a Feira da agricultura Familiar de Braganca, que existe há 14 anos, e foi pensada numa perspectiva de produção e comercialização solidária.

Na oportunidade, explicaram a organização da Cáritas no Brasil e a importância do voluntariado, da mística e das ações de incidência política. Também falaram sobre a situação da seca no Estado do Amazonas e da necessidade de soluções urgentes para se enfrentar o avanço e os efeitos das mudanças climáticas a partir do cuidado com o planeta e com a casa comum.

Graça contou que levou na bagagem a luta e a resistência de mulheres, homens e crianças que cultivam cotidianamente a terra e produzem alimentos saudáveis, respeitando a mãe Terra como lugar sagrado. Ela explicou que a Feira do Agricultor e Agricultora Familiar é uma experiência de Economia Popular Solidária que possibilita aos agricultores comercializar seus produtos de forma digna.

Para ela, “partilhar nossa história é sempre gratificante, mas dessa vez foi desafiador” por “estar em outro país participando de encontro com pelo menos 140 pessoas e apenas 6 pessoas falando nossa língua”. Além do acolhimento, ela agradeceu pelo convite, cuidado e tradução.

Keila destacou a importância do convite, possibilitando a troca de experiências e o fortalecimento das relações e ações de cooperação solidária entre a rede Cáritas e parceiros a nível internacional.

“A cada encontro e diálogos, trocamos experiências e informações sobre os trabalhos realizados na defesa e garantia dos direitos humanos, especialmente relacionados ao acesso à alimentação digna e saudável, aos processos de formação e produção de informações, estudos e pesquisas que possam contribuir para as tomadas de decisão, tanto internamente como para incidir externamente, numa perspectiva de fazer junto com as diversas instâncias institucionais, envolvendo  parceiros e públicos beneficiários das ações e serviços”, destacou.

Nossas agentes - Graça Ramos é agente voluntária Caritas da Diocese de Bragança há 16 anos, sendo atuante na luta pela Educação do Campo. Keila Giffoni é agente Cáritas há 18 anos e já foi secretária executiva do Regional Norte II.

foto cedida Cáritas França

foto cedida Cáritas França

foto cedida Cáritas França

foto cedida Cáritas França

foto cedida Cáritas França

foto cedida Cáritas França




Tag