Cáritas Norte II realiza encontro de monitoramento semestral das atividades em execução.

Institucional

Encontro faz parte de ciclo de planejamento anual que fortalece a instituição e as comunidades apoiadas.

Publicação: 26/08/2024

sandra rocha

Agentes da Cáritas Brasileira Regional Norte II (Pará e Amapá) se reuniram, de 21 a 24 deste mês de agosto, para fazer o monitoramento das atividades planejadas para o ano de 2024. O encontro teve místicas, análise de conjuntura, rodas de conversa e uso de ferramentas de gestão, todos instrumentos de fortalecimento institucional e das comunidades onde a instituição atua através das entidades membros presentes nas Dioceses.

Durante o encontro realizado em Belém, se reuniram a equipe regional de coordenadores, assessores e articuladores com representantes das entidades membros. A coordenadora de monitoramento da Cáritas Norte II, Keila Giffoni, explica que o encontro cumpre parte do ciclo que começa no início do ano com o planejamento das ações e finaliza no final do ano com a avaliação do que foi executado, formando o instrumental chamado PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização).

As ações atendem áreas consideradas prioritárias para que a Cáritas cumpra sua missão de exercer uma pastoralidade transformadora para a promoção das diversas formas de vida. Uma delas é a da Economia Popular Solidária (EPS), área trabalhada no território Quilombola São José do Icatu, em Mocajuba (PA), onde está sendo implantada uma fábrica para beneficiamento das frutas produzidas pela comunidade.

Na área da Infância e Juventude, uma das ações de destaque no primeiro semestre foi a realização dos dois módulos do “I Curso de especialização Latu Sensu para Agentes Multiplicadores de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes”. A turma composta por agentes Cáritas, de pastorais e de conselheiros tutelares agora está sendo orientada para a produção do trabalho de conclusão.

Nas áreas da Povos Tradicionais e Convivência com Biomas, foram executadas atividades como a produção de Protocolos de Consulta Prévia, Livre e Informada em comunidades das ilhas de Abaetetuba (PA) e as oficinas em Diagnóstico Organizacional Participativo (DOP). Ambas fortalecem as comunidades a partir do apoio à organização de associações e da formação sobre o direito ao território.

Na área da Migração, Refúgio e Apátridas, é destacada a ação da Cáritas Diocesana de Macapá (AP) e da Cáritas da Arquidiocese de Belém para acolher migrantes em situação de vulnerabilidade social. Em Macapá, foi implantada a Casa do Migrante, um espaço de passagem, enquanto na capital paraense foi dado apoio à inserção dos migrantes venezuelanos no mercado de trabalho.

A maioria das ações envolve mais de uma área prioritária. O intercâmbio sócio produtivo realizado na Diocese de Bragança, em parceria com a Escola de Formação para Jovens Agricultores (Ecrama) e a Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores, por exemplo, permitiu a troca de experiências em segurança alimentar, EPS, povos e comunidades tradicionais e convivência com biomas.

Em todas as áreas, estão sendo realizadas ações que estimulam o protagonismo das comunidades na transformação social a partir da participação nos espaços de decisão política. Nas ilhas de Abaetetuba, por exemplo, é desenvolvido trabalho de fortalecimento dos conselhos tutelares e envolvimento dos jovens em campanhas de prevenção à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A secretária executiva da Cáritas Norte II, Maria Ivanilde Silva, destacou a riqueza das experiências compartilhadas pelas entidades membros e a importância das ações de incidência em conexão com a missão da Igreja católica. Durante o PMAS, foi compartilhada com os agentes a proposta em finalização do Plano de Incidência Política do Regional.

Ivanilde explicou que o plano deve ajudar a “trabalhar a formação dos nossos agentes Cáritas, sejam colaboradores, sejam voluntários, pra entender como é que a gente consegue construir estratégias pra se inserir e se manter nesses espaços”.

A expectativa é que a instituição possa “contribuir não só de corpo presente, mas tentar contribuir pra que a presença da Igreja tenha também um efeito transformador diante das estruturas que hoje o Estado disponibiliza que a gente sabe que é tão precária e necessita das intervenções da sociedade civil. A Cáritas é a presença da Igreja nesses espaços”.

Sobre a Cáritas

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que está organizada em rede tanto nacional quanto internacional. No Brasil, atua em 450 municípios e está presente nos treze regionais e em cinco articulações, além de 190 entidades membros, que são as Cáritas das paróquias. Internacionalmente, integra rede estruturada em 170 países.

sandra rochasandra rochasandra rochasandra rochasandra rocha